domingo, 2 de setembro de 2012

LIVROS PARA CRIANÇAS DE 7 ANOS

UM LOBO INSTRUÍDO

Autor: Pascal Biet
Editora: Martins Editora

Divertidíssimo, tem tudo a ver com a fase que as crianças de 7 anos estão vivendo: de alfabetização e introdução ao mundo dos livros. Ao contar a história de um lobo que vai para a escola aprender a ler, o autor aborda a importância da leitura. É um estímulo ao hábito de ler.

A ROUPA NOVA DO REI

Autor: Pedro Bandeira
Editora: Moderna

Baseada no tradicional conto de Andersen, esta é uma narrativa engraçada sobre um rei vaidoso que contrata um costureiro vigarista porque quer ser o mais bonito e bem vestido da região. É importante que as crianças leiam livros que trabalhem valores, mas é preciso lembrar que os adultos não podem fazer juízo. As crianças devem perceber sozinhas a mensagem.

PEDRO E O LOBO

Autor: Sergei Prokofiev
Editora: Martins Fontes

Um clássico, cuja leitura é muito importante para enriquecer a bagagem cultural das crianças. Nessa idade, elas gostam de histórias que tenham ação, heróis e bem e mal bem definidos. E Pedro e o Lobo é muito completo nesse sentido, pois faz as crianças entrarem na história e torcerem pelo personagem.

O GRÚFALO

Autor: Julia Donaldson
Editora: Brinque Book

Este é um conto de repetição, ou seja, uma história em que as situações vão se repetindo com cada vez mais informações. Esse tipo de narrativa é ótimo para essa fase da infância. As crianças se envolvem com a história e repetem as frases conforme vão lendo.

O GATO DE BOTAS

Autor: Charles Perrault, recontado por Tatiana
Editora: Martins Editora

Esse é um livro de fantasia que tem uma dinâmica incrível, além de ser excelente para ampliar o repertório cultural das crianças.

URASHIMA TARO - A HISTÓRIA DE UM PESCADOR

 Autor: Lúcia Hiratsuka
Editora: Global

Este conto popular do Japão traz elementos que as crianças dessa faixa etária apreciam muito, como a fantasia e o desconhecido. É um livro de aventura, mas não como a de Robinson Crusoé, que parece distante da realidade das crianças. Nessa idade, elas gostam de aventuras possíveis, que poderiam acontecer com elas, pois costumam se colocar no lugar das personagens.

ORELHA DE LIMÃO 

Autor: Katja Reider
Editora: Brinque Book

O livro desperta sentimentos e sensibiliza as crianças para as situações do dia a dia. A autora fala das diferenças e faz com que as crianças se penalizem e sofram com a história da ovelhinha que tem uma orelha de cada cor.

O PRÍNCIPE SAPO

Autor: Alix Berenzy
Editora: Rocco

A autora recontou e transformou esse clássico conto dos irmãos Grimm, no qual a princesa beija um sapo e ele vira príncipe. As crianças adoram!

CACOETE

Autor: Eva Furnari
Editora: Ática

Esse livro é um pouco longo, mas a autora atrai o leitor com recursos como o texto integrado às ilustrações. E a história, cheia de fantasia e bastante divertida, conquista as crianças.

BOM DIA, TODAS AS CORES!

Autor: Ruth Rocha
Editora: Quinteto Editorial

A Ruth é maravilhosa! E essa história também foi gravada em CD, com narração da própria Ruth e trilha sonora da dupla Palavra Cantada.

A BELA DESADORMECIDA

Autor: Frances Minters
Editora: Companhia das Letrinhas

É muito interessante que as crianças conheçam várias versões da mesma história para que possam compará-las. Neste caso, o príncipe é um astro do rock! Depois, as próprias crianças podem criar a versão delas.

O CASAMENTO DA EMÍLIA

Autor: Monteiro Lobato
Editora: Brasiliense

É muito importante que as crianças conheçam esse grande autor brasileiro e suas personagens. As histórias de Monteiro Lobato mexem com a imaginação e são repletas de personagens folclóricos, como a Cuca, o Saci, o Boitatá etc.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário