domingo, 2 de setembro de 2012

LIVROS PARA CRIANÇAS DE 10 ANOS

OU ISTO OU AQUILO

Autor: Cecília Meireles
Editora: Nova Fronteira

Este clássico da poesia brasileira é uma ótima forma de introduzir esse gênero literário às crianças, pois é de fácil compreensão e gostoso de ler. Os poemas abordam temas relacionados ao universo infantil e suas fantasias – jogos, brincadeiras, animais etc.

MAS RESPEITO, EU SOU CRIANÇA!

Autor: Pedro Bandeira
Editora: Moderna

Esta é outra obra que desperta o gosto pela poesia, pois os poemas são feitos para crianças e sobre crianças. Preconceito, sonhos e identidade são alguns dos temas tratados no livro.

SERÁ O BENEDITO!

Autor: Mário de Andrade
Editora: Cosac Naify

Esta crônica é muito bonita, apesar de triste. É emocionante e faz até chorar. Em forma de bate-papo, Mário de Andrade fala sobre a amizade e as diferenças entre a vida no campo e na cidade, ao narrar a relação entre um homem urbano e um garoto do interior de São Paulo.

PLUFT, O FANTASMINHA

Autor: Maria Clara Machado
Editora: Agir

Esta obra de 1955 tem uma linguagem diferente para as crianças, pois é uma peça teatral que estimula a imaginação por meio do seu texto movimentado e de suas belas ilustrações.

COLEÇÃO SHERLOCK HOLMES

Autor: Sir Arthur Conan Doyle
Editora: Melhoramentos

Falar de suspense sem citar o detetive Sherlock Holmes, famoso personagem da literatura britânica, é praticamente impossível. Os fãs do gênero têm de ler.

COLEÇÃO DE TURMA DOS TIGRES

Autor: Thomas Brezina
Editora: Ática

Esses suspenses são mais modernos (começaram a ser lançados na década de 1990) e atraem principalmente os meninos, com histórias sobre fantasmas, monstros, vampiros, caveiras, cavalos assombrados, bruxas, múmias etc.

CONTOS DE ENGANAR A MORTE

Autor: Ricardo Azevedo
Editora: Ática

Não se intimide pelo título. Apesar de Azevedo recontar histórias folclóricas que tratam da morte, ele o faz de forma tão natural e com tanto bom humor que consegue arrancar boas gargalhadas das crianças.

PLANETA CORPO

Autor: Antonio di Benedetto
Editora: Globo

Cheio de aventuras que divertem as crianças, o livro explora o corpo humano como se ele fosse um planeta, convidando o leitor a viajar por suas diversas partes.

GUIA ECOKIDS - ANIMAIS BRASILEIROS AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO

Autor: Marli Mitsunaga
Editora: Caramelo

Esta obra deve ser lida pelas crianças para que conheçam as muitas espécies da fauna brasileira e saibam quais delas podem desaparecer do planeta. Depois da leitura, certamente a vontade de preservar a natureza estará acesa.

COISA QUE TODO (A) GAROTO  (A) DEVEM SABER

Autor: Antonio Carlos Vilela
Editora: Melhoramentos

Os quase pré-adolescentes têm muitas curiosidades sobre as mudanças que ocorrem em seus corpos e sobre o comportamento do sexo oposto. E esse livro traz ótimas respostas e dicas sobre saúde, beleza, moda e comportamento.

CHICLETE: O INCRÍVEL GAROTA QUE ENCOLHE E O INCRÍVEL QUEBRA-QUEIXO SUPERGALÁCTICO

Autor: Megan McDonald
Editora: Salamandra

Estes livros atraem especialmente os meninos pois narram, de maneira gostosa, as aventuras de um garoto.

COLEÇÃO JUDY MOODY

Autor: Megan McDonald
Editora: Salamandra

Esses livros de capas coloridas e vibrantes contam histórias que têm tudo a ver com o universo feminino. Além disso, tratam de assuntos importantes abordados na escola, como meio ambiente, de forma divertida e despretensiosa.


Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/livros/index.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário