domingo, 2 de setembro de 2012

LIVROS PARA CRIANÇAS DE 9 ANOS

COMO VIVER PARA SEMPRE

Autor: Colin Thompson
Editora: Brinque Book

A história deste livro se passa em uma misteriosa biblioteca e desperta nas crianças uma curiosidade tão intensa que elas querem chegar logo ao final. Por ser mais denso e apresentar um vocabulário mais difícil, deve ser lido na escola com acompanhamento do professor.

O SEGREDO DA PLATAFORMA 13

Autor: Eva Ibbotson
Editora: Rocco
Todo livro que usa os recursos da magia, do encantamento e do suspense desperta no leitor a vontade de decifrar a trama e o envolve por inteiro. O Segredo da Plataforma 13 é um ótimo exemplo. Como a trama é complicada, com idas e voltas no tempo, é interessante que ele seja lido com o professor, que pode ajudar na interpretação.


TREMENDO DE CORAGEM

Autor: Sergio Klein
Editora: Fundamento

Este livro desperta nos leitores empatia e encantamento, pois muitas das situações já foram vivenciadas por eles. Uma delícia para trabalhar valores.

ROBIN HOOD

Adaptação: Telma Guimarães M. de Castro
Editora: Scipione

A história do herói que roubava os ricos para dar aos pobres é adaptada por Telma Guimarães, que dá o toque ideal para divertir os jovens leitores. É interessante que o professor incentive uma pesquisa à época retratada.

ALADIM E A LÂMPADA MARAVILHOSA

Adaptação: Edson Rocha Braga
Editora: Scipione

Essa adaptação de Edson Rocha Braga foi feita com o cuidado necessário para transportar o leitor a uma viagem no tempo e no espaço, num clima típico dos clássicos contos das Mil e Uma Noites. É interessante que os alunos conheçam várias versões da mesma obra para poder compará-las.

COLEÇÃO DESVENTURAS EM SÉRIE

Autor: Lemony Snicket
Editora: Companhia das Letras

A cada livro você acha que vai acabar tudo bem, mas um novo fato acontece, preparando o leitor para o próximo volume. Muitas mães não gostam da indicação porque a consideram pesada: no primeiro livro, por exemplo, as crianças ficam órfãs. De fato, é um livro que faz refletir, que gera boas conversas em sala e que é adequadíssimo para a faixa etária de 9 e 10 anos.

ESTÁTUA

Autor: Steve Barlow e Steve Skidmore
Editora: Companhia das Letrinhas

Persy e André desconfiam da professora substituta, que usa um turbante cheio de pregas, capa de reflexos fosforescentes e óculos escuros horrorosos. Quem é ela e o que pretende? Misturando mitologia à atualidade, o autor consegue criar um clima de suspense perfeito para atrair os leitores na faixa dos 9 anos.

XERLOQUE DA SILVA - O RAPTO DA DOROTÉIA

Autor: Josué Guimarães
Editora: L&PM

Essa história de mistério aguça a curiosidade do leitor. É um livro leve e divertido, para ser lido “de um só fôlego”. Também é legal para apresentar aos alunos o famoso investigador Sherlock Holmes, já que o personagem criado pelo escritor inglês Arthur Conan Doyle se transforma no Xerloque da Silva.

O CLUBE DOS CONTRÁRIOS

Autor: Silvia Zatz
Editora: Companhia das Letrinhas

Faz a criança refletir sobre a importância das regras impostas pelos adultos, de forma delicada e divertida.

O BGA - O BOM GIGANTE AMIGO

Autor: Roald Dahl
Editora: 34

Este livro é tudo de bom! O BGA é horroroso, mas ao mesmo tempo lindo, desperta o instinto de proteção e emociona a criançada, que vibra muito com os acontecimentos da história, além de dar boas risadas. É interessante também para formar uma bagagem cultural, pois cita, por exemplo, a rainha da Inglaterra e o sistema político do país.

A CULTURA DA TERRA

Autor: Ricardo Azevedo
Editora: Moderna

É um livro divertido, que nos leva ao universo fértil, mágico e fascinante da cultura popular brasileira. Esse título reúne contos, quadrinhas e ditados populares, adivinhas, mitos e receitas culinárias das cinco regiões do Brasil. E o Ricardo Azevedo tem um jeito todo especial de contar essas histórias folclóricas às crianças.

COLEÇÃO MITOS GREGOS

Autor: Saviour Pirotta
Editora: Scipione

As crianças são seduzidas pelos mitos gregos desde pequenas. Como eles não são tão fáceis de compreender, é preciso que tenham uma linguagem acessível, ilustrações coloridas e letras grandes, como nessa coleção, que traz em cada volume a história de um mito. E a narrativa é tão gostosa que parece um conto de fadas. Por isso encanta tanto as crianças.


Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/livros/index.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário