domingo, 2 de setembro de 2012

LIVROS PARA CRIANÇAS DE 8 ANOS

POMBA COLOMBA

Autor: Sylvia Orthof
Editora: Ática

A autora brinca com as palavras, usando muitos recursos visuais para representar as situações do livro. Por exemplo, a palavra “voar” parece estar no ar; a palavra “não” tem uma forma mais agressiva etc. É um gancho para trabalhar a importância da carta como meio de comunicação. Após a leitura, é interessante propor que as crianças escrevam uma carta e preencham o envelope corretamente.

LOLO BARNABÉ

Autor: Eva Furnari
Editora: Moderna

Uma graça de livro, que retrata, com propriedade, o mundo de excessos em que vivemos. Esse livro tem uma mensagem pertinente para os dias atuais — de que a felicidade pode ser encontrada nas coisas simples da vida.

RATILDA

Autor: Elisa Ramón
Editora: Salesiana

Transmite a mensagem de que, com organização e persistência, é possível alcançar nossos objetivos. Além disso, é um livro interativo, pois as crianças são convidadas a contar de 1 a 10 com a pequena Ratilda.

RUBENS, O SEMEADOR

Autor: Ruth Rocha
Editora: Salamandra

Este livro é indicado para o final do ano letivo por ser mais difícil e ter uma mensagem mais “escondida”. Ruth Rocha conta a história de Rubens, o ilustrador do livro, que começou a plantar árvores quando ainda era criança. É uma verdadeira declaração de amor às árvores. E com ele as crianças aprendem o nome e as características de diversas espécies.

TUDO É POSSÍVEL

Autor: Lúcia Maria Teixeira Furlani
Editora: Unisanta

É um livro muito bom: bem escrito, bonito e com ilustrações maravilhosas, que fazem as crianças terem vontade de ler a história. Além de passar uma bela mensagem de confiança nos próprios sonhos, permite que o professor faça uma ponte com a História do Brasil, pois a autora cita personagens históricas como o padre José de Anchieta e Santos Dumont.

A FADA EMBURRADA

Autor: Alessandra Pontes Roscoe
Editora: Elementar

É uma linda história, repleta de fantasia e seres mágicos. De forma doce, a escritora fala da felicidade que está por trás das coisas simples da vida. Ela mostra que podemos “contaminar” as pessoas à nossa volta positiva ou negativamente, de acordo com atitudes e forma de encarar a vida.

DIÁRIO DA JULIETA: AS HISTÓRIAS MAIS SECRETAS DA MENINA MALUQUINHA

 Autor: Ziraldo
Editora: Globo

Ler as obras do escritor e cartunista Ziraldo é essencial na infância. Ele criou, em forma de quadrinhos, as divertidas histórias de Julieta, com as quais as garotas irão se identificar.

O MAIS MISTERIOSO DO FOLCLORE

Autor: Luciana Garcia
Editora: Caramelo

O livro agrada principalmente os meninos, que adoram histórias de mistério. E esta envolve personagens do folclore brasileiro que povoam o imaginário infantil, como o chupa-cabra e a loira do banheiro. Um ponto forte são as ilustrações cheias de detalhes.

HISTÓRIAS À BRASILEIRA

Autor: Ana Maria Machado
Editora: Companhia das Letrinhas

Ana Maria Machado é uma grande escritora, que pode ser recomendada sem medo, pois tudo o que ela faz é bom. Os três volumes desta obra (A Moura Torta e Outras, Pedro Malasartes e Outras e O Pavão Misterioso e Outras) apresentam às crianças histórias dos folclores brasileiro e universal recontadas pela autora, que as ouviu de sua avó, que, por sua vez, ouviu de sua avó...

ONDE JÁ SE VIU?

Autor: Tatiana Belinky
Editora: Ática

Essa grande autora deve fazer parte da vida das crianças. Este livro, da coleção “Para Gostar de Ler”, é recomendado por conter contos curtos e simples de diversas culturas. O que atrai é a variedade de temas abordados. Tem fantasia, folclore, mitologia...

A ÁRVORE GENEROSA
Sabino
Editora: Cosac Naify

É um livro para todas as idades, pois traz uma mensagem muito bonita sobre amizade, lealdade, generosidade e a relação do homem com a natureza.

COLEÇÃO A CASA DA ÁRVORE MÁGICA

Autor: Mary Pope Osborne
Editora: Farol

Essa coleção lançada em 2008 tem tudo o que uma criança adora: muita aventura e suspense. É uma verdadeira viagem ao mundo da imaginação. Além disso, é protagonizada por crianças, o que aproxima ainda mais o leitor da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário