domingo, 2 de setembro de 2012

LIVROS PARA CRIANÇAS DE 6 ANOS

ARCA DE NOÉ

Autor: Vinicius de Morais
Editora: Companhia das Letrinhas

É o único livro infantil de Vinicius. As rimas e as belas palavras escolhidas pelo autor tornam a leitura prazerosa e divertida. Não ficam para trás as ilustrações que acompanham o texto: essas trazem mais detalhes sobre as divertidas façanhas dos animais da arca.

COCÔ DE PASSARINHO

Autor: Eva Furnari
Editora: Companhia das Letrinhas

Como outras histórias de Eva Furnari, esta é inteligente e divertida.

AMIGOS DO PEITO

Autor: Claudio Thebas
Editora: Formato

Esse livro, que já está em sua 15º edição, traz vários poemas que contam a rotina de um menino, desde o instante em que ele acorda até a hora de dormir, passando pelo momento do banho e das brincadeiras com os amigos. As crianças se divertem quando o personagem descreve as partes do corpo que está lavando no banho e fala do pipi.

O POTE DO VAZIO

Autor: Demi
Editora: Martins Editora





Essa é uma fábula sobre a honestidade, contada por Demi em um texto simples, mas primoroso. Essa história não deve ser lida com a intenção de ensinar as crianças. Toda fábula tem uma lição de moral, mas são as crianças que devem percebê-la.

O SACI

Autor: Monteiro Lobato
Editora: Globo

Apesar de achar Monteiro Lobato um pouco difícil para as crianças, devido à linguagem rebuscada e antiga, é um autor que deve ser trabalhado. Em O Saci, as crianças adoram a parte em que Monteiro Lobato descreve o passo a passo para capturar o negrinho de uma perna só.

OS CONTOS DE GRIMM

Autor: Tatiana Belinky
Editora: Paulus

Os contos de fadas dos irmãos Grimm têm mais de dois séculos e são clássicos da literatura infantil. Neste livro, são recontados pela grande escritora Tatiana Belinky. É importante que as crianças tenham contato com várias versões dos contos de fadas, mas sempre depois de conhecerem a história original.

AH, CAMBAXIRRA, SE EU PUDESSE...

Autor: Ana Maria Machado
Editora: FTD

Os contos acumulativos (ou de repetição) são mais indicados para crianças de 3 e 4 anos, que adoram sua sonoridade e a repetição de frases. Mas este, por ter um vocabulário mais avançado, pode ser lido para turmas do 1º ano.

O CASO DA LAGARTA QUE TOMOU CHÁ-DE-SUMIÇO

Autor: Milton Célio de Oliveira Filho
Editora: Brinque Book

Uma história engraçadinha com ilustrações belíssimas de André Neves. É um livro interativo, que envolve a criança em um jogo de adivinhações e charadas.

NESTOR

Autor: Quentin Greban
Editora: Brinque Book

Este livro, todo escrito com letras maiúsculas (o que ajuda a criança a acompanhar o texto junto ao contador), tem uma história bonita. A linguagem é acessível, mas ao mesmo tempo rebuscada. O autor não despreza seus pequenos leitores e valoriza o conhecimento infantil. E isso é muito importante em uma obra.

A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE

Autor: Roald Dahl
Editora: Martins Editora

Essa é uma história que muitas crianças já conhecem. A descrição do autor é tão perfeita que podemos acompanhar o personagem Charlie nesse lugar fantástico, onde há um rio de chocolate e um gramado de açúcar. Dá para sentir o cheirinho de chocolate.

O CROCODILO ENORME

Autor: Roald Dahl e Quentin Blake
Editora: Martins Editora

É um livro engraçado e que pode ser lido em capítulos para as crianças, sempre parando em uma parte de suspense (“O que será que vai acontecer?”).

O DUENDE DA PONTE

Autor: Patrícia Rae Wolff
Editora: Brinque Book

Livro infantil tem de ser muito bem escrito. E este é. Além de considerar a criança um ser pensante, que reflete. O Duende da Ponte tem uma história engraçada e diverte as crianças com charadas e adivinhas, ao mesmo tempo em que reforça a importância da escola e dos estudos.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário